O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)

10 12 2009
 

Trailer Oficial Um dos melhores filmes que já vi. A história é bem triste, porém pela mensagem que passa, vale a pena. O telespectador acaba refletindo muito sobre sua própria vida. Por mais que seja uma realidade distante de muitos, é impossível não se colocar no lugar do Bauby e sentir o desespero que ele deve ter sentido.  

Jean-Dominique Bauby, o jornalista na vida real

O enredo se passa na França, onde o editor da Elle, Jean-Dominique Bauby, sofre um derrame cerebral que o deixa somente com o movimento do olho esquerdo. Toda sua vida perde sentido quando não consegue mais se expressar, até que uma das enfermeiras o ensina a se comunicar piscando o olho. 

Ouve-se no filme o que o Bauby pensa, o que dá um tom irônico ao filme, quebrando um pouco o drama. Julian Schnabel (Antes do Anoitecer) não podia ter dirigido melhor o filme baseado em fatos reais, deixando- o leve (não é daqueles dramas que você chora feito louco), mesmo com a tragédia do protagonista. 

O enredo é emocionante, você chora e ri com o Bauby, interpretado por Mathieu Amalric, que impressiona na atuação sensacional – mesmo ficando a maior parte do tempo sem falar e sentado,   sua expressão é magnífica —.

Livro que inspirou a filmagem

O nome do filme, que não deixa de ser super intrigante, é o mesmo do título do livro (Ed. Martins Fontes, 142 páginas, R$ 34, tradução de Ivone Castilho Benedett. Lançado em 1997) escrito por Jean- Dominique após o acidente. As páginas, que foram ditadas letra a letra através do movimento de sua pálpebra, atravessam momentos românticos, cínicos, depressivos e líricos.  

O jornalista, que antes do derrame era considerado arrogante, se mostra um lutador, que mesmo preso no seu corpo, um escafandro sufocante, conseguiu externar tudo que sentia. E tentava não se deixar levar pela tristeza, lembrando-se da beleza de viver através de cartas de amigos, memórias, gargalhadas e sorrisos de sua família.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: